Bufalos TV

Cinco coisas que você precisa saber sobre o novo Ford Focus

Bufalos

Novo Ford Focus (Foto: Divulgação)

Novo Ford Focus (Foto: Divulgação)

Por Aline Magalhães, de Fortaleza (Ceará) 

A terceira geração do Ford Focus desembarcou no Brasil há pouco menos de dois anos, mas já está de cara nova. A montadora apresenta nesta semana o hatch reestilizado à imprensa especializada. Agora alinhado com o modelo vendido nos Estados Unidos, o hatch médio chega com novas tecnologias e apostando no preço competitivo. Confira cinco coisas que você precisa saber sobre o novo Ford Focus:

1. O visual está mais moderno 

Fabricado na Argentina, o Focus vendido no Brasil exibe agora o mesmo DNA visual global do restante da gama Ford. O destaque fica por conta da adoção da grade frontal proeminente, o famoso ''bocão'' característico da marca. Nas versões 1.6, no entanto, a grade ganha menos destaque, sem detalhes cromados como nas versões superiores, equipadas com motor 2.0. É fácil passar batido, mas as lanternas também foram redesenhadas.

Novo Ford Focus (Foto: Divulgação)

Novo Ford Focus (Foto: Divulgação)

2. O carro traz novas tecnologias 

Na versão anterior, o Focus já contava com a função Park Assist, que faz com que o carro estacione sozinho. A novidade agora é que o recurso oferece também a possibilidade de estacionar em vagas perpendiculares, além de parar e sair de vagas paralelas. Outra tecnologia interessante é o assistente de frenagem autônomo.  Inédito no hatch, ele atua freando o veículo automaticamente em velocidades inferiores a 20 km/h para evitar uma batida. Já em entre 20 km/h e 50/h, o sistema reduz a velocidade para diminuir a aproximação em relação ao carro da frente. Ambos os recursos estão disponíveis apenas na versão topo de linha, Titanium Plus. O assistente de emergência, que estreou no Ford Ka, é de série no Focus. O sistema liga automaticamente para o SAMU caso o automóvel se envolva em um acidente. Para isso, é preciso que o celular do ocupante esteja conectado ao carro via Bluetooth.

3. 1.6 só com câmbio manual

Serão oferecidas apenas duas versões com o motor 1.6 de 135 cv, SE e SE Plus. Para elas, a única opção será o câmbio manual de cinco velocidades. Em contrapartida, todas as configurações alimentadas pelo 2.0 de 178 cv serão equipadas com o câmbio Powershift de dupla embreagem e seis marchas. A novidade é a inclusão de paddle shift – as borboletas para troca de marcha no volante.

Novo Ford Focus (Foto: Divulgação)

Novo Ford Focus (Foto: Divulgação)

4. A tabela de preços é praticamente a mesma 

Com o mercado em baixa, a Ford manteve o preço inicial do modelo. O hatchback continua partindo de R$ 69.990, já de série com controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, controle de torque em curvas, rodas de liga leve de 17 polegadas, faróis de neblina, sensor de chuva, central multimídia com tela de 4,2 polegadas, assistente de emergência, entre outros itens. A versão topo de linha é tabelada em R$ 95.900. Nesta configuração, os diferenciais são o Park Assist, assistente de frenagem autônomo, faróis bi-xenon adaptativos com luzes diurnas de LED, banco do motorista com ajuste elétrico e teto solar.

Novo Ford Focus (Foto: Divulgação)

Novo Ford Focus (Foto: Divulgação)

5. Os donos do modelo anterior terão desconto

Os donos do modelo anterior serão favorecidos caso queiram levar a nova versão para a garagem. A Ford irá oferecer desconto de 15% na compra do novo Focus para antigos proprietários. Isso quer dizer que a versão de entrada, por exemplo, poderá ser adquirida por R$ 59.492. A oferta irá valer durante os três primeiros meses de venda do novo Focus.