Bufalos TV

Vídeo: A reinvenção do Porsche 911

Bufalos

Singer Vehicle Design – A reinvenção do Porsche 911

Por Carina Mazarotto/Bufalos TV

Em uma pequena garagem no bairro de Sun Valley, em Los Angeles (EUA), alguns modelos clássicos de Porsche 911 são reinventados nas mãos dos artistas da Singer Vehicle Design. A empresa é uma das excentricidades da Califórnia, um dos principais ''corações'' da cultura automotiva no mundo. Assista ao vídeo.

A Singer (tradução em inglês para ''cantor'') foi criada pelo britânico Rob Dickinson, que tem um sobrenome muito conhecido no mundo do rock. Rob é primo de Bruce Dickinson, do Iron Maiden, e também fez sucesso como cantor e guitarrista da banda de rock alternativo ''Catherine Wheels'', nos anos 1990.

Mas a música é apenas pano de fundo para uma paixão que ele guarda desde a infância: o Porsche 911. Desde os cinco anos de idade, Rob é apaixonado pelo esportivo. ''Uma vez que tive meu primeiro 911, eu quis modificá-lo'', conta no vídeo exclusivo produzido pelo Bufalos TV.

Clique aqui para assistir aos bastidores da produção

Porsche 911 "Nebraska" Singer Vehicle Design (Foto: Guilber Hidaka/Bufalos TV)

Porsche 911 ''Nebraska'' Singer Vehicle Design (Foto: Guilber Hidaka/Bufalos TV)

''Eu quis criar o meu próprio Porsche 911'', disse. Então, assim que fez isso, em 2003, descobriu uma boa oportunidade de negócio. Como muitas pessoas se interessaram pelo seu carro, o entusiasta resolveu criar sua própria empresa de customização, a Singer Vehicle Design, que em pouco tempo se tornou um serviço de desejo entre os apaixonados pela marca.

Com poucos funcionários e um trabalho artesanal único, a Singer modifica de 15 a 20 unidades do Porsche 911 por ano. O cliente leva seu carro para a oficina e desembolsa de US$ 390 mil a US$ 500 mil (sim!) para ter o clássico modificado. E, acredite, a fila de espera passa de 10 meses…

Singer transforma cerca de 15 Porsches 911 por ano (Foto: Guilber Hidaka/Bufalos TV)

Singer transforma cerca de 15 Porsches 911 por ano (Foto: Guilber Hidaka/Bufalos TV)

SINGERVEHICLEDESIGN03

Modelos ganham ''assinatura'' Singer na traseira (Foto: Guilber Hidaka/Bufalos TV)

Atualmente, a Singer utiliza como base em modelos Porsche 911 feitos entre 1990 e 1994, e há diferentes níveis de restauração e modificação. Quando a escolha do cliente é pela modificação completa, o Porsche 911 ganha um ''novo sopro de vida'', segundo Dickinson.

O 911 é completamente desmontado. Quase todas as partes da carroceria, como para-lamas, para-choques, spoiler e teto são substituídas por novos painéis em fibra de carbono, que ajudam a reduzir o peso do veículo. Um Porsche 911 modificado pela Singer pesa aproximadamente 180 kg a menos que um original. As portas, em aço, permanecem originais, para manter sua resistência lateral.

SINGERVEHICLEDESIGN04

Porsche 911 Nebraska teve apenas 15 produzidos (Foto: Guilber Hidaka/Bufalos TV)

O chassi é reforçado e a suspensão totalmente modificada, com braços em alumínio na traseira e amortecedores ajustáveis – há também um pacote mais esportivo como opcional. As rodas são de 17 polegadas em alumínio forjado, com design das rodas Fuchs, criadas na década de 1960. Já o sistema de freios vem do modelo 993 Turbo.

A transmissão, manual de seis marchas, também recebe melhorias. E os motores, claro, não poderiam ficar de fora da receita mágica de reinvenção. Há três opções de blocos voltados para alta performance: um 3.6 litros de 275 cavalos, além de dois propulsores preparados em parceria com a Corworth, fabricante de motores inglesa especialista em competições, um 3.8 litros aspirado de 365 cavalos e um 4.0 litros de quase 400 cavalos de potência. Assista ao vídeo e veja os detalhes:



Assista também:

AKIRA NAKAI, O PREPARADOR DE PORSCHES MAIS FAMOSO DO JAPÃO

MAKING OF: POR DENTRO DA SINGER VEHICLE DESIGN