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Vídeo: A fantástica fábrica de peças artesanais

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Dragster, competição e pista estão nas raízes da Mooneyes.

Sede da Mooneyes, em Santa Fe Springs, na Califórnia, Estados Unidos. (Foto: Bufalos)

Por Carina Mazarotto

Uma pequena casa em Santa Fe Springs, na Califórnia (EUA), guarda muitas histórias em meio às prateleiras de peças, graxa e ferramentas. Foi nesse local que a Moon Equipment Co., mais tarde consagrada como Mooneyes, começou suas atividades, em 1949, sob liderança de Dean Moon, um ex-fotógrafo profissional apaixonado por carros e velocidade.

Moon começou a desenvolver suas próprias peças para carros de corrida ao lado de amigos – muitos itens ficaram famosos entre fãs de Hot Rod, corredores de dragster e entusiastas, como os discos de rodas Moon e bloco de combustível em alumínio. A equipe Bufalos foi até lá e conta tudo sobre a história da marca:

Assista também aos bastidores da produção:

Apaixonado por velocidade, Dean Moon construiu diversos carros de corrida e dragsters, que fizeram história nas famosas competições no deserto de sal em Bonneville, em Salt Lake City, nos Estados Unidos. Entre os grandes projetos que participou, um deles se destaca: a montagem do primeiro AC Cobra nos Estados Unidos, ao lado daquele que viria a se tornar um grande amigo, o designer norte-americano Carrol Shelby.

Sede da Mooneyes nos Estados Unidos (Foto: Bufalos)

Sede da Mooneyes nos Estados Unidos (Foto: Bufalos)

Bastidores da gravação na Mooneyes, nos EUA. (Foto: Bufalos)

Bastidores da gravação na Mooneyes, nos EUA. (Foto: Bufalos)

Peças da Mooneyes são objeto de desejo entre fãs de Hot Rod e customizadores. (Foto: Bufalos)

Peças da Mooneyes são objeto de desejo entre fãs de Hot Rod e customizadores. (Foto: Bufalos)

Após o falecimento de Moon, em 1987, Chico Kodama, atual presidente da Mooneyes nos EUA, negociou a compra da empresa, e conseguiu retomar suas atividades em 1992, mantendo viva a história da marca – que hoje tem sua sede principal no Japão.

Além de dar continuidade à trajetória da marca no país, Kodama, que tem mais de 60 anos, continua levando a paixão por carros e as peças da Mooneyes para as pistas – construiu seu próprio dragster e bateu recorde de velocidade em 310 km/h, em Bonneville.

Dragster construído por Chico Kodama, presidente da Mooneyes nos EUA. (Foto: Bufalos)

Dragster construído por Chico Kodama, presidente da Mooneyes nos EUA. (Foto: Bufalos)

Mooneyes, a fantástica fábrica de peças artesanais