Bufalos TV

Gogoro: a moto do futuro troca de bateria

Bufalos

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

A Gogoro é a moto do futuro. Apresentada por uma start-up taiwanesa durante a CES (a maior feira de tecnologia do mundo que aconteceu semana passada nos Estados Unidos), a scooter inova por ser equipada com uma bateria de lítio que pode ser trocada quando a carga acaba, em um processo similar ao uso de aparelhos a pilha. A vantagem, segundo os criadores, é que o piloto não precisa ter de deixar o veículo parado para recarga. A tecnologia foi desenvolvida em conjunto com a Panasonic, gigante de eletroeletrônicos e fabricante de pilhas e baterias.

As trocas seriam feitas nas chamadas GoStation, estações criadas especificamente para a função, instaladas em shoppings, estacionamentos, postos de gasolina e etc. A motoca é voltada para o uso essencialmente urbano e, até por conta desse perfil, não vai muito longe e nem anda muito rápido. A autonomia é de 100 km, com velocidade máxima de 95 km/h. Todas essas informações podem ser acompanhadas por um app, que ainda permite customizar o design do painel.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

De acordo com a fabricante, o modelo deverá movimentar um investimento de cerca de US$ 150 milhões (mais de R$ 400 milhões na cotação atual). Ainda não há previsão de lançamento definitiva, mas a expectativa é que a motoca comece a ser vendida ainda em 2015.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)