Bufalos TV

5 tendências da CES que mostram como seu carro será no futuro

Bufalos

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

1. Carros Autônomos

Se você ainda tem alguma dúvida que os carros autônomos são o futuro da direção, a CES veio para mostrar que essa realidade não só parece ser uma tendência sem volta, como está mais perto do que se imagina. Os veículos que dispensam a figura do motorista podem até te deixar com uma pulga atrás da orelha, mas a verdade é que esses automóveis são a resposta para um trânsito mais seguro. A chance de se envolver num acidente em um carro autônomo é praticamente zero. Além disso, podem ser a resposta das montadoras para a nova geração de consumidores, que enfrentam dificuldade de locomoção nas grandes cidades, prezam pelo melhor aproveitamento do tempo (adeus horas de tédio no trânsito!) e não estão nem um pouco interessadas em dirigir.

Mercedes F015 (Foto: Divulgação)

Mercedes F015 (Foto: Divulgação)

Alguns dos exemplos mais legais deste tipo de carro na CES foram o Mercedes F015, que falamos aqui, e o Audi A7 autônomo, que rodou de São Francisco até Las Vegas, onde acontecia o evento, sem motorista. Califórnia e Nevada estão entre um dos poucos lugares do mundo que permitem testes de veículos autônomos em vias públicas.

Maserati (Divulgação)

Maserati Quattroporte QNX (Divulgação)

2. Retrovisores digitais 

É possível que no futuro o bom e velho espelho será substituído por um retrovisor com display digital. A tendência foi apresentada num Maserati Quattroporte. A ideia é oferecer mais segurança. Sensores instalados ao redor do carro enviem informações para os displays retrovisores, criando um campo de visão muito mais amplo, que destaca obstáculos e elimina pontos cegos.

Volkswagen R Touch (Divulgação)

Volkswagen R Touch (Divulgação)

3. Controle por gestos

No futuro, você poderá controlar seu carro por gestos. A tecnologia já está sendo experimentada por várias marcas, como a Volkswagen, que mostrou o Golf R Touch. Nele, diversos sensores e uma câmera 3D instalada dentro do carro detectam o movimento das mãos dos ocupantes. É possível controlar todos as funcionalidades, como climatização e entretenimento, apenas com o movimento das mãos. Além de oferecer comodidade, o recurso também é voltado para a segurança, já que evita que o motorista desvie os olhos da estrada e evita distrações.

BMW i3 estaciona sozinho via smartwatch (Divulgação)

BMW i3 estaciona sozinho via smartwatch (Divulgação)

4. Baliza via smartwatch

Os smartwatches (relógios inteligentes que concentram praticamente as mesmas funções de um smartphone) ganharam força total na CES. No mundo das rodas, quem chamou foi a atenção foi a BMW. A novidade é que o i3 pode ser estacionado sozinho via smartwatch. Basta acionar a função no relógio e o modelo estaciona sozinho, sem a presença ou qualquer intervenção do motorista no carro.

O dispositivo ainda permite que o motorista controle outras funções do carro à distância, como climatização e iluminação, e acesse informações sobre as condições do veículo, como nível da bateria.

Audi Tablet (Divulgação)

Audi Tablet (Divulgação)

5. Tablet automotivo

Um tablet que reúne todas as informações do seu carro. Essa é a ideia do Audi Tablet, que será lançado na linha 2016 do Q7. O dispositivo permitirá que os demais passageiros e não só o motorista tenha acesso às funcionalidades do veículo. Com uma tela de 10 polegadas, o tablet reunirá diversas informações sobre o carro e permitirá acionar certos comandos à distância. Depois do passeio, basta tirar o aparelho do carro e utilizá-lo como um tablet comum.