Um carro com fritas, por favor?
Bufalos
Por Carina Mazarotto
“Boa tarde, tudo bem? Eu vim ver aquele carro ali. Gostaria que você me mostrasse todas aquelas combinações que aparecem no comercial. Ah! Não tem? Sei. Está mais caro, né? E aquela versão básica, por menos de R$ 30 mil? Ah, essa não tem ar-condicionado. E também não tem aqui na loja. Entendi. Qual você tem com ar-condicionado? Hã? Só a top?”
Não é de hoje que as fabricantes de automóveis apostam na personalização dos modelos para fisgar novos consumidores. Você pode escolher a cor da carroceria, dos bancos, do painel, colocar acessórios, adesivos e tudo “o que quiser” para deixar o carro com a sua cara (e vai pagar um preço por isso, claro). É a lei do comprador exigente, que está cada vez mais acostumado a escolher a quantidade de pedrinhas de gelo, fatias de limão ou laranja que deseja em seu copo.
O novo Volkswagen Up!, compacto e urbano, também chega com essa proposta. São 46 opções de combinação, segundo a marca – um número bem mais realista que as nove milhões de combinações anunciadas nas campanhas do Fiat Uno.
São muitas combinações, muitas cores, mimos.. Mas na versão de entrada esses modelos não oferecem itens básicos, como ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos. Logo no verão mais quente dos últimos 70 anos, hein?
O Up! de quatro portas (versão take up!, por R$ 28.900) sai pelado de fábrica. Airbag duplo e freios ABS, agora exigidos por lei, finalmente estão no pacote. O preço sobe para R$ 33.590 com ar, direção com assistência eletromecânica e vidros. Lembrando que o ar-condicionado é opcional por R$ 2.750 em praticamente todas as versões. A única que traz o item de série é a top de linha, que custa R$ 39.390!
O Fiat Uno de entrada, de quatro portas, por R$ 27.190, também oferece ar-condicionado como opcional (R$ 3.195) e direção hidráulica (R$ 2.086). Se você optar pelo Kit Celebration (R$ 4.964), terá em seu carro ar, direção e vidros, além de outros itens. E verá o preço do seu carro de entrada subir para R$ 32.514.
Lançamos aqui a campanha: um carro com fritas, por favor? O básico mudou, e hoje o consumidor quer e precisa do ar-condicionado. Depois ele escolhe a salada, a sobremesa, o copo com gelo….