Bufalos TV

Ele largou tudo para viajar o mundo em uma Kombi. E agora está no Brasil

Bufalos

Kombiviajante7

Dave Panton durante encontro de colecionadores de Kombi. Foto: Guilber Hidaka (Bufalos TV)

Por Carina Mazarotto

Dave Panton, 32 anos, trabalhou durante 11 anos na marinha norte-americana. Era bem remunerado, tinha diversos benefícios e morava em San Diego, na Califórnia, uma das mais belas cidades da costa oeste dos Estados Unidos. Mas, em 2011, decidiu largar tudo para viver uma grande aventura a bordo de uma Kombi.

“Percebi que, como oficial, não estava vivendo a aventura que tanto sonhava. Era mais como um trabalho de escritório, como um gerente de nível médio”, contou Panton, que chegou ao Brasil há uma semana.“Eu também fiquei decepcionado com a crise, em 2008. Aquela história do sonho americano que meus pais tiveram não é mais para a minha geração”, explica o aventureiro, há três anos na estrada.

Kombiviajante_UOL

Sua ideia inicial era partir para a aventura em alto mar. Mas depois de ficar na mão com seu primeiro veleiro, no México, Panton desistiu. E com o dinheiro do seguro do barco, resolveu comprar uma Kombi alemã 1972 no eBay, por US$ 5 mil (cerca de R$ 11,5 mil), em novembro de 2010.

“Por coincidência, meu vizinho de San Diego tinha viajado o mundo em sua Kombi, em 1975. Eu tinha lido uma reportagem sobre sua aventura, e aquilo ficou na minha cabeça. Quando perdi meu barco, pensei que seria um jeito mais simples de viajar do que o veleiro”, conta.

A Kombi vem rodando firme e forte, e deixou o americano parado poucas vezes. Para resolver qualquer tipo de problema mecânico, Panton conta com ajuda de amigos e de manuais de “sobrevivência”, como o livro “How to keep your Volkswagen alive” (Como manter seu VW vivo). “Tive algumas dificuldades nas praias, já que não é um veículo 4×4”, disse.

E como ele vive? Como se sustenta? Veja mais fotos e leia a história completa