Bufalos TV

Como seria explodir um carro clássico em câmera lenta

Bufalos

MercedesSLR

Mercedes-Benz SLR Gullwing (1954) foi pelos ares (Foto: Divulgação)

Por Carina Mazarotto

Você certamente já assistiu aos episódios estonteantes do programa britânico Top Gear em que carros explodem, peças voam pelos ares e seus olhos ficam vidrados na tela, tentando acompanhar cada segundo do espetáculo – show que amedronta montadoras e está na lista dos sonhos de qualquer produtora de vídeo (inclua o Bufalos TV nessa!).

Pois bem. Vasculhando coisas legais na internet, descobrimos esse trabalho sensacional do artista suíço Fabian Oefner, 30 anos, que fica em exposição na M.A.D Gallery, em Genebra, na Suíça, até maio de 2014.

JaguareType

Jaguar e-Type (1961) se desintegra nas mãos do artista (Foto: Divulgação)

JaguareType2

Tudo desmontado e pronto para ser fotografado (Foto: Divulgação)

Conhecido por capturar momentos “invisíveis” aos olhos, o artista mostra como seria a cena de três esportivos clássicos se desintegrando no espaço. Ele utilizou modelos em escala reduzida dos fantásticos Mercedes-Benz 300 SLR Gullwing (1954), com portas tipo asa de gaivota, Jaguar e-Type (1961)  e Ferrari 330 P4 (1967).

Ferrari330

Ferrari 330 P4, lendário modelo da década de 60, se desintegra (Foto: Divulgação)

O trabalho foi minucioso e durou três semanas. O artista desmontou os três modelos inteiros e tirou foto de cada peça do veículo para, então, trabalhar a montagem na pós-produção. O resultado é impressionante! Assista ao vídeo com todos os detalhes do making of.

No segundo projeto, Oefner utilizou a miniatura de uma Ferrari 250 GTO  (1962) para mostrar sua percepção sobre o momento de “nascimento” de um carro. É como se o clássico estivesse saindo do próprio molde:

Ferrari250_3

Ferrari250_1

Ferrari250_2